Depois do Santana, sucesso em sua época, o reinado das praças em todo o Brasil caiu no colo da Meriva, um carro mais confortável e espaçoso tanto para o taxista quanto para os passageiros.
(Meriva em Botafogo - ao fundo morro Santa Marta)
A Meriva foi lançada no Brasil no fim de 2002/ início de 2003, e manteve seu desenho inalterado praticamente até sair de linha, em 2012.
(Mensagem de taxista em Meriva, contra a retirada do insulfilm pela prefeitura)
Sem dúvida o carro foi um sucesso, e um dos responsáveis pelo crescimento de vendas do setor dos modelos "monovolumes compactos", até então novo no Brasil, nos idos de 2002. Logo depois A Fiat lançaria o Idea, e a Nissan algum tempo depois tentaria fazer frente com sua Livina.
Apesas do sucesso, muitos donos têm queixas severas. Alguns chegaram a apelidar o carro de "Melivra". O câmbio automatizado Easytronic foi um dos mais criticados, por sua pouca durabilidade - talvez piorada por causa do uso de GNV. Outros componentes também são alvos de queixas, além do design que após 10 anos inalterado já parecia defasado. Alguns comparavam a Meriva com uma "geladeira deitada".
Fato é que o carrinho ainda é sucesso na praça. Sua "irmã" mais nova, a Spin, que entrou em seu lugar, vem causando divergência de opiniões. O design em alguns aspectos é mais moderno, porém o carro é mais feio e menos harmonioso que a Meriva. Também não há grandes revoluções quanto ao motor, e o espaço interno não chega a ser melhor que o da Meriva, apesar da Spin "parecer" maior, ter um porte maior.
A Meriva deixará saudades.
Não sabia do fim da meriva, Triste com o fim !
ResponderExcluirsaudade da minha merisvalda que ta tirando umas férias no spa
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